Inteligentes, meigos, fáceis de treinar e extremamente interessados em agradar o dono. Os amigos de quatro patas da raça Golden Retriever são exatamente assim.  

Neste artigo vamos ver:

Raça de cão – Golden Retriever: como apareceu?

Raça de cão – Golden Retriever: qual é a aparência?

Raça de cão – Golden Retriever: qual é o temperamento?

Raça de cão – Golden Retriever: como tratar da saúde?

Raça de cão – Golden Retriever: qual é a popularidade e uso?

Raça de cão – Golden Retriever: como apareceu?

Esta raça de cão foi criada na Escócia por Sir Dudley Marjoribanks no final do século XIX.

Sir Dudley Marjoribanks começou por adquirir um cão Retriever de pelagem lisa de cor amarela, chamado Nous que nasceu em Junho de 1864 e era o único cachorro amarelo numa ninhada de cor preta. Ao longo do tempo, cruzou os Retrievers de raça plana com os Tweed Water Spaniels, Red Setter, Labrador Retriever e Bloodhound.

Depois de vários cruzamentos e acasalamentos, as descendências variavam de cor desde o preto puro até ao creme claro, mas os de cor dourada eram escolhidos para acasalar, o que resultou na formação da raça Golden Retriever.

Os Golden Retriever foram reconhecidos pelo Kennel Club (atualmente, a maior organização do Reino Unido dedicada à saúde, bem-estar e treino de cães) em 1913. Espalharam-se por muitas partes do mundo durante o período entre as duas Grandes Guerras.

Raça de cão – Golden Retriever: qual é a aparência?

Esta raça de cão tem tamanho médio. Os machos medem entre 56-61 cm e as fêmeas 51-56 cm e, quando saudáveis, pesam entre 25-34 Kg.

Tem uma cabeça e um focinho largos, olhos escuros bem separados, um nariz grande e preto, lábios pigmentados e ligeiramente inclinados, orelhas de tamanho médio penduradas com uma ligeira prega. 

O pescoço é musculoso e bastante comprido. As patas dianteiras são retas e as coxas das patas traseiras musculosas.

A pelagem dupla é uma característica reconhecível e marcante. O pelo exterior é longo, liso ou ondulado, enquanto que a pelagem interior é densa e proporciona resistência às intempéries. A cor do pelo pode ser qualquer tonalidade creme, amarelo ou dourado e torna-se tipicamente mais pálida com a idade.

Raça de cão – Golden Retriever: qual é o temperamento?

É considerada como uma raça de cão afetuosa, inteligente, gentil e submissa, sendo muito fácil de treinar porque está interessada em agradar o dono. 

Por ser afetuosa, é uma raça frequentemente desprovida de instintos de guarda, mas com grande facilidade em lidar com crianças e outros animais.

O Golden Retriever tem muita energia, gosta muito de brincar e conviver. 

Possui um olfato muito apurado e um forte instinto de recuperação, típico das raças retriever ou recuperadoras de caça. É habitual vermos esta raça de cão apresentar aos donos brinquedos ou outros objetos. Como têm uma mordida suave, carregam os objetos com gentileza e sem danificar.

Em comparação com outras raças recuperadoras, o Golden Retriever é mais lento a amadurecer. 

Raça de cão – Golden Retriever: como tratar da saúde?

Esta raça de cão é habitualmente saudável e vivem entre 12 e 13 anos. Adaptam-se muito bem a estilos de vida ativos. 

Têm o pelo ondulado e comprido e precisam ser escovados a cada 2/3 dias. Nas épocas em que estão a trocar o pelo, é necessário serem escovados com mais frequência. Esta hábito é essencial para evitar a piodermite. Uma boa higiene do pelo e escovagens frequentes dificultará o aparecimento de germes na pele que causam comichão intensa e subsequentes feridas.

Por serem uma raça de cão pura, são suscetíveis à displasia do quadril e cotovelo. No entanto, estes problemas não são apenas genéticos e podem ser consequência de lesões como sobrecarga de atividade física e excesso de caminhadas em chão liso ou com declínio.

Além disso, têm predisposição para a atrofia retinal progressiva, a chamada perda gradual da visão. É importante, por isso, o Golden Retriever ser acompanhado periodicamente por um veterinário o que aumentará a probabilidade de cura e a diminuição da progressão da doença.

Esta raça de cão possui uma predisposição para cancro. Portanto, é muito importante investir em comidas que confiram os nutrientes necessários para o bom funcionamento do sistema imunitário.

Raça de cão – Golden Retriever: qual é a popularidade e uso?

O Golden Retriever está entre as 10 raças de cães mais registadas no Reino Unido, Estados Unidos, Austrália e Canadá. 

Estes cães são muito usados como cães de companhia no ocidente. São excelentes animais de estimação e cães da família. Como anteriormente mencionado, geralmente são extremamente tolerantes com as crianças e gostam muito de acompanhar qualquer membro da família em diversas atividades.

Podem ser treinados como cães - guia e cães de terapia. Também são utilizados para competir em provas de obediência e outros desportos caninos ou até como cães de caça.

Produto adicionado à lista de desejos

Para poder prosseguir com a utilização da nossa loja online necessitamos que aceite os nossos Termos e Condições e a nossa Politica de Cookies.