Comida para Gato - O que eles preferem?

comida para gato

Muitos donos de gatos têm dificuldade até acertar na comida para gato mais agradável para o seu gatinho. Aqui vamos ajudar a entender qual é o comportamento alimentar normal, comprovado por estudos, num gato saudável.

O gato é por natureza um "petiscador". Se for deixado um alimento à sua disposição, o animal fará 10 a 16 pequenas refeições por dia. A escuridão total inibe a ingestão alimentar. As refeições duram apenas 2 a 3 minutos. Quanto ao consumo de água, o gato bebe em média 10 vezes por dia.

De forma geral, o gato prefere a alimentação industrial às preparações caseiras.

Diversos estudos permitem classificar as preferências dos gatos ( muito embora existam grandes variações a nível individual). Mostra-se muito sensível à presença de determinados aminoácidos associados às proteínas animais. O gato é um grande apreciador de fígado, mas em contra partida é um erro partir do princípio que todos os gatos preferem o peixe à carne. Esta preferência varia bastante de animal para animal. Observa-se também uma correlação entre as suas preferências e o comprimento das cadeias de ácidos gordos. Por exemplo, rejeitam os ácidos gordos de cadeia média contidos nalguns óleos vegetais (ex: côco, palma). 

No que se refere à textura, as preferências situam-se nos dois extremos: o animal tanto pode optar por uma alimentação extremamente húmida como muito seca.

Quanto à alimentação húmida, a sua escolha recai nas preparações com pedaços, em detrimento das mousses. Apesar de serem carnívoros estritos, os gatos são atraídos por alguns vegetais. Não se trata realmente de uma questão de consumo, mas sim de mastigação de diversos produtos vegetais (catária, valeriana, sálvia, menta, oliveira...).

Para além disso, as preferências alimentares parecem ser muito influenciadas pela experiência adquirida na infância: o gato consome por imitação os mesmos alimentos que a mãe e, na maior parte dos casos, dará preferência ao longo da sua vida ao alimento que consumiu desde muito jovem.

A ingestão de líquidos também depende da aprendizagem. A mãe ensina o gatinho a utilizar o bebedouro. Como tal, o gato deverá ter sempre à disposição um recipiente com água fresca.

Para poder prosseguir com a utilização da nossa loja online necessitamos que aceite os nossos Termos e Condições e a nossa Politica de Cookies.

Produto adicionado a lista de desejos