A caixa de areia para gato é um acessório muito importante. Na hora de escolher o wc para gatos, é importante dar atenção a alguns aspetos. Veja quais neste artigo.

Tem um novo membro em casa: um gatinho. Além de escolher uma cama para gato e outros acessórios, é preciso escolher o WC gatos certo. No entanto, ao entrar numa petshop, descobre uma gama tão variada de caixa de areia para gatos que se depara com a pergunta: “E agora? Como escolher a Caixa Areia Gato que se adeque melhor?”

Embora pense que elas são todas praticamente iguais ou que se adequam a todos os gatos, isso não é bem verdade.

Os gatos também têm preferências no que toca à caixa de areia mais adequada, assim como nós. Se a sua casa de banho fosse pequena e apertada ou tivesse que subir uma parede para chegar até ela, como se sentiria?

Para evitar constrangimentos desnecessários, siga estas dicas de Veterinários com anos de experiência em contexto de Urgência ao escolher caixa de areia gato.

Quantas Caixas de Areia para Gatos devo ter?

Siga uma regra química simples: n+1. Por exemplo, 1 gato = 2 WC gatos, 2 gatos = 3 WC gatos e assim por diante.

Ter poucos WC gatos é uma causa comum para muitos dos "problemas de higiene" que resultam em gatos serem levados ao veterinário ou abandonados.

Quão grande deve ser a Caixa de Areia para Gatos?

Este é o aspeto mais importante. Ter uma Caixinha de Areia para Gato apertada não é divertido. Portanto, escolha um WC gatos suficientemente grande para que o gato caiba confortavelmente no interior com algum espaço de sobra e para poderem cavar sem ter que sair da caixa de areia.

A regra é: tão longa quanto o gato, desde o nariz até à ponta da cauda (quando estendida) e a tão larga quanto a largura do gato (com a cauda não estendida).

Como devem ser os lados da Caixa de Areia para Gatos?

A altura dos lados da Caixinha de Areia para Gato são um ponto importante e dependerá da personalidade e da condição física do gato.

- Para a maioria dos gatos (que não expulsam os grãos de areia da caixa): as laterais da Caixinha de Areia para Gatos devem ter entre 12 a 17 cm. 

- Para os gatos que sacodem os grãos de areia: as laterais devem ser suficientemente altas para minimizar hábitos indesejáveis (areia, urina e cocó fora do WC gatos), mas com uma lateral mais baixa para que o gato entre e saia da caixa com facilidade e sem dor.

- Para Gatos com Problemas de Mobilidade: gatinhos jovens ou gatos com artrite precisam de caixas com um lado muito baixo. Enquanto que a maioria dos gatos deve ter o lado da entrada/saída entre 6 a 8 cm, a caixa de areia infantil ou com problemas de artrite (algo que acontece geralmente aos gatos com mais de 7 anos) deve ser bem mais baixa.

Como escolher entre Caixa de Areia para Gatos fechada ou aberta?

A reposta não é definitiva. Há gatos que preferem caixinha de areia para gato descoberta e outros preferem caixa areia fechada. Depende dos hábitos prévios e de quão pequeninos. 

Se o animal estiver habituado a Caixa de Areia para Gatos aberta, é mais difícil habituar para uma Caixa Areia fechada. Mas se for pequeno, pode investir nisso!

Se optar pela Caixa de Areia para Gatos Coberta, tenha em atenção que a abertura não seja demasiado pequena ou difícil de alcançar. Se descobrir que o seu gato desenvolve asma ou artrite, mude para WC Gatos descoberto já que o amoníaco e outros odores podem irritar o nariz/pulmões do gato.

Considerações em relação à Caixa de Areia para Gatos Automática

A conveniência de nunca recolher os dejetos do seu animal é o aspeto mais tentador da Caixa de Areia Automatica. Entretanto, é bom verificar se o gato se assusta ao usá-la. Se isso acontecer, esteja disposto a mudar de Caixa de Areia Autolimpante para Caixa de Areia normal.

Uma desvantagem da Caixa Areia Gatos automática é perder a oportunidade de poder detetar alterações nos dejetos que possam ser preocupantes como diabetes, doenças renais, obstipação ou mesmo obstrução urinária.

Confira a gama de Caixa de areia para Gatos aqui na sua loja online Telecão. Temos stock nacional para envio imediato (salvo rutura de stock), os envios são efetuados entre 24 a 48h e os pagamentos são seguros. 

Produto adicionado à lista de desejos

Para poder prosseguir com a utilização da nossa loja online necessitamos que aceite os nossos Termos e Condições e a nossa Politica de Cookies.