gato persa

Gato Persa

gato Persa é considerada a raça de gato mais célebre do mundo. O seu país de origem é a Grã Bretanha. Apesar de ser comummente conhecido como Persa, pode também designar-se por Longhair, Persian.

Até meados do século XVI, não se conhecia a existência de gatos de pêlo comprido na Europa. Os primeiros antepassados do gato Persa foram importados da Pérsia (actualmente Irão) para Itália no século XVII, por Pietro Della Valle. Mais tarde, Nicolas Fabri de Peiresec, conselheiro do Parlamento de Aix en Provence, trouxe para França gatos da Turquia, provavelmente do tipo Angorá. Estes gatos foram muito apreciados pela aristocracia europeia. Luís XV possuía um Persa Angorá branco.

Na primeira metade do século XIX, alguns gatos "Persas" criados em Itália e introduzidos em França e Inglaterra foram cruzados com "Persas" de origem turca. Os primeiros espécimes foram expostos no Crystal Palace de Londres, em 1871. Nessa época alguns criadores britânicos organizaram um programa de criação selectiva. Realizaram-se cruzamentos com gatos Angorá para o apuramento da pelagem. Além disso, realizou-se um trabalho sistemático para aumentar a gama de cores e padrões, do qual resultaram as actuais mais de 20 variedades. Assim, o Persa Smoke, resultante de cruzamentos entre Persas negros, Persas brancos e Persas azuis, foi exposto em Brighton em 1872. O gato "Silver" foi o primeiro Persa Chinchila exibido em Londres, em 1888. Os Persas colourpoint, designados por Himalaia nos Estados Unidos e considerados como uma raça à parte pela T.I.C.A. e Kmehr (ou Kmer) na Alemanha, apareceram por volta de 1920. Os Persas Tabby, que surgiram há mais de um século, foram expostos em Paris, em 1927, sob a designação de "tigrados". Ainda no século XIX, os ingleses seleccionaram os gatos mais maciços e robustos. Nos Estados Unidos, por volta de 1930, alguns criadores obtiveram um tipo brevilíneo extremo, baptizado com o nome de "Peke Face" (face de Pequinês). O Persa, sem dúvida a raça de gato mais célebre do mundo, participou, muito provavelmente, na criação do Gato Sagrado da Birmânia e do British Shorthair.

Características do gato Persa:

Gato calmo e tranquilo, fleumático, sedentário, que se adapta perfeitamente à vida num apartamento. Sociável, pacífico, nunca agressivo, meigo e muito afectuoso, manifesta uma grande dedicação ao seu dono. Coabita facilmente com os seus congéneres, cães e crianças. Face a estranhos, mostra-se mais distante.

Para o seu equilíbrio precisa de uma vida calma. Suporta a solidão. Os seus miados são raros e discretos. A comida para gato Persa deve ser sempre adequada às suas necessidades.

A maturidade é alcançada aos 2 anos de idade. Atinge a puberdade tardiamente, por volta dos 12 meses. Baixa prolificidade e parto difícil. Os cuidados de higiene (escovar, pentear e dar banho) são uma obrigação que é importante ter em conta. O comprimento do pêlo favorece a rápida formação de nós e madeixas. Como tal, é imprescindível desembaraçar a pelagem diariamente. A muda ocorre na Primavera e no Verão. Os olhos, frequentemente lacrimejantes, devem ser limpos com regularidade.

Comments (0)

Produto adicionado à lista de desejos

Para poder prosseguir com a utilização da nossa loja online necessitamos que aceite os nossos Termos e Condições e a nossa Politica de Cookies.