Ao adotar um cão, uma das suas principais preocupações deve ser a sua educação. Uma educação básica, mais ou menos trabalhosa, dependendo da raça e do temperamento individual do cachorro, é indispensável para uma boa convivência entre o cão e a sua nova família e evita episódios de abandono e de agressividade por comportamento desorientado.

A educação básica engloba a aprendizagem de hábitos de higiene e de comportamentos adequados a uma convivência positiva, que não se limita à resposta a diferentes ordens, mas que também integra o ensino de regras e proibições.

N adoção de um cachorro é importante informar-se junto do criador, se houve ou não um bom trabalho de iniciação e sociabilização dos cachorros ainda em ninhada. Não deve trazer o cachorro para casa antes das oito semanas de idade. Se a opção for a adoção de um cão adulto, não terá de lidar com a imaturidade própria de um animal novo, mas poderá ser confrontado com hábitos já adquiridos.

Dicas para ensinar o seu cão a urinar e a defecar no local adequado:

  • Tente perceber quando é que o cachorro já tem autonomia dos esfíncteres;
  • Escolha um local próprio, seja na rua ou numa varanda e repita-o sempre (Em norma a partir das 6 semanas, o cachorro utiliza o faro para detetar anteriores dejeções e elimina exatamente no mesmo local);
  • Escolha o momento de o levar ao local por probabilidades de sucesso (O cachorro inicialmente limita-se a não fazer as necessidades no local onde dorme e tem tendência a urinar e defecar logo cedo, ao acordar e a seguir a cada refeição);
  • Numa primeira fase, sempre que o cachorro efetuar as necessidades no local certo, deve recompensa-lo com carinhos;
  • Não deve castigar o cachorro quando deteta as dejeções em casa, apenas deve repreendê-lo se o apanhar em flagrante;
  • Nunca deve dar por terminado o passeio assim que ele urine ou defeque, pois nas próximas vezes ele vai retardar qualquer dejeção para prolongar o passeio.

Para poder prosseguir com a utilização da nossa loja online necessitamos que aceite os nossos Termos e Condições e a nossa Politica de Cookies.

Produto adicionado a lista de desejos