O pelo atua como isolante térmico, evitando que o cão perca ou absorva calor em excesso, mas um pelo mal cuidado pode acumular lixo, ter sobrecrescimento de bactérias, fungos e parasitas, comprometendo a saúde da pele.
A tosquia é um procedimento de higiene e de limpeza, mas também tem uma grande importância na beleza e aparência física do cão.
A tosquia higiénica deve ser um compromisso (cortar os pelos para facilitar a manutenção de uma boa higiene) pois é fundamental na saúde e no bem-estar de alguns cães. Evita a cumulação de sujidade, como resíduos de urina e fezes em algumas regiões corporais como o ânus, genitais, debaixo da cauda, barriga e entre as almofadas plantares. Aparar os pelos entre as almofadas plantares evita muitas vezes a perda de sensibilidade ao andar por sobreposição de pelo, facilita a transpiração e evita a acumulação de sujidade.
Existem muitas raças que necessitam de tosquias frequentes, tendo muitas delas tosquias específicas, como é o caso do West Highland Terrier e do Schnauzer, em que se utilizam técnicas como o «strimming» - técnica de desbaste – e o «hand stripping» - técnica de depilação manual. E existem outras raças que não devem ser tosquiadas, tal como o Pastor Alemão e São Bernardo.
O Caniche e o Cão de Água Português, apesar de apresentarem uma pelagem abundante, têm a particularidade de não terem muito subpelo, logo libertam pouco pelo, o que é uma vantagem para pessoas com problemas alérgicos. Estes são também exemplos de cães com tosquias próprias para apresentação em concursos de beleza. São raças que originalmente trabalhavam na água e, como tal, desenvolveram-se estas tosquias que facilitam os movimentos nas suas atividades aquáticas.
A periodicidade com que cada cão deve ser tosquiado depende da técnica de tosquia utilizada e do corte a manter. Cada cão deve ter um programa personalizado definido pelo seu tosquiador/groomer, que estipula a frequência das tosquias, de acordo com a sua pelagem, idade e estilo de vida.
Recomenda-se que a tosquia seja feita por profissionais habilitados, pois exige a utilização de máquinas de tosquia e experiência. Algumas zonas do corpo são particularmente delicadas e existe o risco de magoar o animal.