Banhos e Tosquias

A Telecão tem um serviço especializado de banhos e tosquias para o seu amiguinho de quatro patas. Os nossos profissionais têm cursos que os permite estar qualificados para fazer este serviço de maneira correta e segura para o seu Pet.

Marque a melhor hora para si e para o seu Pet: 22 488 04 24

Porque o banho é tão importante?

O banho é um cuidado de higiene importante na vida do seu cão. Ao assegurar-lhe uma higiene regular, vai ajudá-lo a manter uma pele e um pelo, não só bonitos, mas também saudáveis.

Existem dois tipos de banho: o banho higiénico e o banho terapêutico.

O primeiro, banho higiénico, tem como objetivo a limpeza do cão. O segundo, banho terapêutico, é utilizado como tratamento único ou complementar em casos de dermatopatias. Os champôs devem ser adequados às diferentes pelagens (tipo, comprimento e coloração) e à frequência com que o banho é dado. Não devem ser utilizados champôs para uso humano, já que as características próprias da pele do cão são diferentes das nossas. O ph da pele humana é mais ácido que o da pele do cão. Existem também os banhos secos que consistem na aplicação de um produto que dispensa a utilização de água e que limpa, amacia e hidrata a pele e pelagem do cão. Estes banhos são úteis em situações que se pretenda evitar molhar o animal, mas não substituem a eficácia higiénica de um banho com água.

Um animal de estimação em condições normais poderá realizar um banho mensal ou até mesmo quinzenal. A frequência deverá ter em conta as características do cão e varia com a raça e com a textura do pelo, assim como o local onde se encontra habitualmente o animal (na rua/jardim ou dentro de casa). Banhos excessivos podem tornar-se prejudiciais, uma vez que não dão tempo para a pele repor a sua proteção natural.

Os banhos terapêuticos são dados mediante indicação médica e perante uma patologia, como é o caso de alergias, micoses, prurido, presença de pulgas ou outros ectoparasitas, podem ser necessários banhos quinzenais, semanais ou até com mais frequência.

Porque é importante tosquiar o seu cão?

O pelo atua como isolante térmico, evitando que o cão perca ou absorva calor em excesso, mas um pelo mal cuidado pode acumular lixo, ter sobrecrescimento de bactérias, fungos e parasitas, comprometendo a saúde da pele.

A tosquia é um procedimento de higiene e de limpeza, mas também tem uma grande importância na beleza e aparência física do cão.

A tosquia higiénica deve ser um compromisso (cortar os pelos para facilitar a manutenção de uma boa higiene) pois é fundamental na saúde e no bem-estar de alguns cães. Evita a cumulação de sujidade, como resíduos de urina e fezes em algumas regiões corporais como o ânus, genitais, debaixo da cauda, barriga e entre as almofadas plantares. Aparar os pelos entre as almofadas plantares evita muitas vezes a perda de sensibilidade ao andar por sobreposição de pelo, facilita a transpiração e evita a acumulação de sujidade.

Existem muitas raças que necessitam de tosquias frequentes, tendo muitas delas tosquias específicas, como é o caso do West Highland Terrier e do Schnauzer, em que se utilizam técnicas como o «strimming» - técnica de desbaste – e o «hand stripping» - técnica de depilação manual. E existem outras raças que não devem ser tosquiadas, tal como o Pastor Alemão e São Bernardo.

O Caniche e o Cão de Água Português, apesar de apresentarem uma pelagem abundante, têm a particularidade de não terem muito subpelo, logo libertam pouco pelo, o que é uma vantagem para pessoas com problemas alérgicos. Estes são também exemplos de cães com tosquias próprias para apresentação em concursos de beleza. São raças que originalmente trabalhavam na água e, como tal, desenvolveram-se estas tosquias que facilitam os movimentos nas suas atividades aquáticas.

A periodicidade com que cada cão deve ser tosquiado depende da técnica de tosquia utilizada e do corte a manter. Cada cão deve ter um programa personalizado definido pelo seu tosquiador/groomer, que estipula a frequência das tosquias, de acordo com a sua pelagem, idade e estilo de vida.

Recomenda-se que a tosquia seja feita por profissionais habilitados, pois exige a utilização de máquinas de tosquia e experiência. Algumas zonas do corpo são particularmente delicadas e existe o risco de magoar o animal.


Apoio ao Cliente Telecão

Testemunhos

Testemunho de Carla Ribeiro, Reviews de rações para cães e gatos Reviews de rações para cães e gatos Reviews de rações para cães e gatos Reviews de rações para cães e gatos Reviews de rações para cães e gatos
Recebi menos de 24h depois de encomendar. Excelent ...

14-08-2018
Testemunho de António Machado, Reviews de rações para cães e gatos Reviews de rações para cães e gatos Reviews de rações para cães e gatos Reviews de rações para cães e gatos Reviews de rações para cães e gatos
Preço e serviço de excelência, desde há três ...

21-06-2018
Testemunho de Élia, Reviews de rações para cães e gatos Reviews de rações para cães e gatos Reviews de rações para cães e gatos Reviews de rações para cães e gatos Reviews de rações para cães e gatos
Excelente serviço... rápido na entrega e confian ...

02-05-2018
Testemunho de Joana cruz, Reviews de rações para cães e gatos Reviews de rações para cães e gatos Reviews de rações para cães e gatos Reviews de rações para cães e gatos Reviews de rações para cães e gatos
5 estrelas! Cumpridores de prazos e bons preços!...

04-04-2018
Testemunho de Eva Gonçalves, Reviews de rações para cães e gatos Reviews de rações para cães e gatos Reviews de rações para cães e gatos Reviews de rações para cães e gatos Reviews de rações para cães e gatos
Serviço muito bom e fiável. Muito rápidos na en ...

20-03-2018
Aceito

O nosso website utiliza cookies para melhorar e personalizar a sua experiência de navegação. Ao continuar a navegar está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais