gatinho a brincar

O meu gatinho é hiperativo ou este é o seu comportamento normal?

Os gatinhos são facilmente um dos animais mais adoráveis ​​do planeta. Eles são cheios de vida e travessuras hilárias e vê-los aprender a agir como um gato pode ser muito divertido. Mas já se perguntou se o seu gatinho é muito hiperativo ou se o comportamento dele é uma brincadeira normal de gatinho?

Pode ser difícil distinguir entre o comportamento normal do gato e o comportamento anormal do gato porque, como todos sabemos, os gatos são simplesmente estranhos. Isso pode causar muita ansiedade, especialmente para os donos de gatinhos pela primeira vez. Para aliviar um pouco a ansiedade e ajudar a identificar possíveis problemas, aqui estão oito razões pelas quais seu gatinho pode estar hiperativo. Temos também algumas sugestões que vão ajudar.

As 8 razões pelas quais o seu gatinho é hiperativo

1. Instinto

Os gatos são predadores por natureza, mas não nascem a saber exatamente o que fazer. O instinto dirige seu comportamento à medida que crescem, mas ainda há uma curva de aprendizado para os gatinhos desenvolverem habilidades de caça. Mesmo os gatinhos que vivem dentro de casa, que nunca precisarão de habilidades de caça, desenvolverão essas habilidades instintivamente , portanto, encontrar brinquedos para o seu gatinho que simulem presas e desenvolvam habilidades de caça, como túneis e bolas, pode ser benéfico para o seu desenvolvimento.

2. Desenvolvimento Social

Como a maioria dos mamíferos, os gatinhos precisam de tempo e orientação para desenvolver habilidades sociais apropriadas. Normalmente, a mãe e os irmãos de ninhada ajudam nesse processo, mas gatinhos afastados de suas mães muito cedo ou filhotes que deixaram suas mães recentemente podem exigir prática adicional.

O desenvolvimento social em gatinhos ajuda-os a aprender a não morder ou arranhar pessoas ou outros animais, a menos que sejam ameaçados, bem como a interação normal com outros gatos que não levem a uma briga. Ensinar o seu gatinho a não morder ou arranhar durante a brincadeira ajudará tremendamente com essas habilidades.

3. Energia

Os gatinhos são jovens e cheios de energia! Eles adoram correr e brincar e, às vezes, só precisam gastar um pouco dessa energia. Gatinhos e gatos passam muito tempo a dormir, portanto, durante as horas em que estão acordados, podem agir de forma hiperativa para queimar a energia que acabaram de acumular durante o sono.

4. Diversão

Às vezes, o seu gatinho pode apenas querer brincar sem nenhum motivo além de se divertir. Embora a brincadeira geralmente desenvolva diferentes tipos de habilidades, observar os gatinhos a dar cambalhotas e a lutar pode ser tão divertido para si quanto para eles. Os gatinhos podem escolher brinquedos ou atividades favoritas, o que é um forte indicador de que alguns de seus hipercomportamentos podem ser apenas para diversão.

Brincar é uma parte importante para manter seu gato mental e fisicamente envolvido, e um ótimo brinquedo tornará isso muito mais fácil. Nós gostamos dos brinquedos da Trixie porque eles são resistentes o suficiente para lidar com brincadeiras intensas. Temos a certeza que vai adorar ver o seu gato a divertir-se enquanto brinca e gasta energia.

5. Tédio

Se perceber que o seu gatinho parece hiperfrequente, ele pode estar entediado. Avalie quanto tempo está a gastar em brincadeiras com ele, bem como que tipos de brinquedos eles têm. Brinquedos interativos para gatos podem ser uma ótima opção para entreter o seu gatinho enquanto estiver a tentar trabalhar em casa ou concentrar-se em outras tarefas. Fornecer brinquedos novos e diferentes regularmente para o seu gatinho também ajudará a evitar que ele fique entediado.

6. Medo e ansiedade

Os gatinhos podem ficar com medo ou inseguros quando apresentados a novos ambientes, animais ou pessoas. Quando seu gatinho começa a agir do nada, algo aconteceu antes? O seu gatinho viu um cão pela primeira vez ou ouviu um barulho novo na casa? Normalmente, a hiperatividade devido ao medo ou ansiedade é de curta duração e o gatinho encontrará um lugar para se esconder até se sentir seguro novamente. Ajude o seu gatinho a sentir-se seguro introduzindo coisas novas lentamente e sendo paciente enquanto ele se ajusta.

7. Superestimulação

Se estiver a acariciar o seu gatinho e de repente ele sair a correr pela sala ou se virar e morder ou arranha-lo sem avisar, o seu gatinho pode estar superestimulado. Alguns gatos desenvolvem problemas de superestimulação induzida por carícias e, quando acionados, eles reagem rapidamente ao estímulo.

Se o seu gatinho começar a mostrar agressividade repentina ou sair a correr da sala enquanto o está a acariciar, observe atentamente na próxima vez que estiver a fazer uma sessão de carinho. A pele do seu gatinho está a tremer? Ele está a sacudir o rabo? As suas orelhas estão presas para trás ou a moverem-se para trás e para frente rapidamente? Uma maneira de ajudar a evitar a superestimulação em gatinhos e gatos é evitar acariciar ou coçar a área perto da base da cauda. Esta área tem muitas terminações nervosas e pode ser muito sensível, por isso muitos gatos não gostam de ser acariciados aqui.

8. Os Zoomies

O seu gatinho pode ficar hiperativo repentinamente sem motivo aparente. Se o seu gatinho de repente começar a correr pela casa, pode estar apenas a  experimentar os zoomies!

Muitos gatos parecem ter zoomies ou zombidos depois de usar a caixa de areia, especialmente depois de fazer cocó, e não parece haver uma explicação para isso. Gatos e gatinhos também podem ter zumbidos no meio da noite, depois de dormir o dia todo. Desde que o seu gatinho tenha uma área segura onde não possa magoar-se durante os zoomies, não há nada com que se preocupar.

ajudar gato a brincar
brinquedos para gatos

Para poder prosseguir com a utilização da nossa loja online necessitamos que aceite os nossos Termos e Condições e a nossa Politica de Cookies.

Produto adicionado a lista de desejos