Porquê esterilizar o seu animal de estimação? - Vantagens da Esterilização

A esterilização, também conhecida por castração, é a remoção cirúrgica dos órgãos reprodutores. No macho, a intervenção cirúrgica para remoção dos testículos chama-se orquiectomia. Nas fêmeas, a remoção do útero e dos ovários designa-se por ovariohisterectomia.

Quando não existe a intenção de que o seu cão ou gato, cadela ou gata se reproduza e venha a ter filhotes, o melhor a fazer é esterilizá-los. Ao contrário do que se possa pensar, essa intervenção contribui muito para uma vida adulta mais saudável. Para além da ação contraceptiva, e da eliminação permanente do comportamento de cio, também tem uma ação na prevenção de alguns problemas de saúde relacionados com o aparelho reprodutor, ao contrário dos contraceptivos orais.

Vantagens em esterilizar gata/ esterilizar cadela:

  • Evita cios e gestações indesejadas;

  • Evita a pseudogestação e alterações comportamentais associadas;

  • Evita piómetras, infecções uterinas;

  • Diminui o risco de desenvolvimento de tumores mamários;

  • Evita o desenvolvimento de tumores no aparelho reprodutor (útero e ovários).

Vantagens em esterilizar gato/ esterilizar cão:

  • Reduz alterações comportamentais por estímulo sexual;

  • Diminui a marcação territorial (urinar em locais impróprios);

  • Evita tumores testiculares;

  • Evita algumas doenças prostáticas.

Qual a melhor idade para a castração?

Nas gatas e nas cadelas, a idade aconselhada é a partir dos 5-6 meses, de preferência antes do primeiro cio. No entanto, existem cadelas de raças propensas a desenvolverem osteossarcoma, nesses casos é recomendável aguardar para fazer a esterilização com mais de 1 ano de idade.

Nos gatos, a idade geralmente aconselhada para a esterilização é a partir dos 5/6 meses, mas nos cães, a idade mais aconselhada para a esterilização é após a maturidade (mais de 1 ano de idade).

IMPORTANTE: O risco de obesidade após a esterilização do cão ou gato, cadela ou gata, é grande. É fundamental prevenir a obesidade no seu Pet por alimentá-lo com alimentação adequada ao seu novo estado. Por norma, os animais depois da esterilização necessitam de comer alimentos com menos quantidades de calorias. Por isso, é fundamental dar alimentação própria para cães ou gatos esterilizados.

Por fim, não se esqueça que a esterilização é uma medida que contribui para uma vida adulta mais saudável.